domingo, 13 de junho de 2010

''Traição não destrói uma relação''

Depois de um casamento de 22 anos e um affair com um homem 18 anos mais jovem, a atriz não poderia estar mais resolvida quanto a futuros relacionamentos. E ela conta tudo pra gente...

Esses olhos verdes estão sem dono. Possessivos, burros e mal-humorados, não batam na porta da atriz Eliane Giardini, 54 anos. Ah, ela mora em Ipanema e sua filha mais jovem, Mariana, 26, está prestes a sair de casa. Mas a Pérola de Eterna Magia diz que a lua cheia não a faz subir pelas paredes. Está sozinha, não é de ficar - gosta de afeto na relação - e, atualmente, sexo não é fundamental em sua vida. Príncipe encantado? Só nas lembranças da adolescência. Essa cabeça Eliana adquiriu depois de experiências como uma longa e estável relação de 22 anos com o ator Paulo Betti, 54 - que conheceu aos 17 anos, foi o seu primeiro namorado e com quem tem duas filhas, Juliana, 30, e Mariana. Depois de se separar, em 1996, ela ainda teve um romance de um ano com o ator Ernani Jr., 35, 18 anos mais jovem que Eliane. "Me lembro com carinho desta época. Foi um desbunde total, uma loucura. Mas passou", assegura, com bom humor. Essa bagagem lhe garantiu uma visão "quase" aberta sobre a traição, por exemplo. Pular a cerca? Tudo bem, desde que o sujeito seja discreto. Em sua vida, somente um arrependimento: ter feito dois abortos.
Confira, a seguir, um papo franco com Eliane.

Algumas mulheres de 50 anos dizem que não se trocariam por duas de 25... Pensa assim também?
Eu me trocaria por duas de 25, mas com a minha cabeça de hoje (risos). Eu sofria muito na época em que tinha 25. A vida ficou mais leve com o tempo. A adolescência é quase uma tragédia, que vira drama e depois comédia (risos). É um inferno ter de decidir tudo: o homem da sua vida, a profissão, quem você é, o que quer e tudo ao mesmo tempo. Agora não preciso provar nada para ninguém. Nem para mim mesma.


Está solteira e não sente falta de alguém?
Juliana saiu de casa no início do ano e Mariana também deve, em breve, ir morar a duas quadras daqui (Ipanema, Rio de Janeiro). Talvez, quando ficar realmente sozinha, eu sinta necessidade de ter alguém. Mas continua acreditando no casamento... Acredito no homem e na mulher juntos. Sempre. Mas hoje não moraria na mesma casa. Cada um tem sua história, sua individualidade. De repente, amanhã me apaixono por um homem e desfaço tudo o que estou dizendo agora (risos).

O que destrói uma relação?
A falta de respeito. Quando isso acontece, a relação está condenada. E a intimidade acaba levando um pouco a isso, né? Tem de ser muito hábil para morar junto.

E traição?
Não destrói uma relação. E traição é um termo muito mal colocado. Seria ridículo você imaginar que vai ficar 20 anos casada com uma pessoa e que nunca vai se apaixonar por mais ninguém, nem sentir atração. É um absurdo. A gente jura amor eterno, exige isso do outro e não pode se permitir sentir isso também! Não sou a favor de um casamento aberto. Não toleraria saber e nem ver meu parceiro com olhar de desejo por outra. Mas o que ele faz da vida dele não me diz respeito, sinceramente. Que o cara seja elegante, não me deixe perceber e não faça disso um ponto de competição, como muitos casais fazem. Só isso.

Você lida tranqüilamente com um relacionamento dito "casual"?
Eu não sou de ficar. Todas as histórias que vivi e vivo têm muito afeto. Não sou de sair por aí: "Ai, lua cheia... estou subindo pelas paredes". Não tem isso comigo. Já ouvi muitas mulheres dizendo que ficam loucas, desesperadas para dar uma saidinha. Eu não sou assim.

O sexo, então, não é fundamental na sua vida?
Atualmente, não. Só quando ele vem acompanhando de uma boa dose de amor, de paixão ou de, no mínimo, uma grande afinidade. Ainda sonha com o amor ideal? Não sonho. Mas tem certo tipo de homem que não tem a menor chance comigo. Homem burro, por exemplo (risos). Para mim o cara nem precisa ser bonito...

...Já disse que um dos grandes arrependimentos da sua vida foi ter feito dois abortos.
Não penso nisso com muita freqüência, mas acho que poderia ter tido mais filhos. Se a gente pudesse reviver alguns momentos, esse com certeza eu corrigiria. Mas não me sinto culpada porque naquele momento era o que eu achava que deveria ser feito.

Os homens mais novos têm uma atração especial por você?
Tenho mais facilidade em namorar pessoas mais jovens do que mais velhas. Talvez pelo fato de os homens da minha idade se ligarem em mulheres mais novas.

Você prefere os mais jovens?

Prefiro pessoas da minha idade ou mais. Gosto de me sentir uma menininha com um cara mais velho. É gostoso ser a menina da parada (risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário