sábado, 12 de junho de 2010

O leitor pergunta, Eliane responde.


Ex-mulher do ator Paulo Betti, mãe de duas filhas adultas,Eliane Giardini só encontrou a fama aos 40 anos, após explodir na novela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, quando viveu dona Patroa, uma dona de casa submissa. Na época, o sucesso lhe rendeu até convites para posar nua. “É legal, o convite envaidece, mas fica por aí”, diz ela. Aos 56 anos, Eliane continua sendo uma das atrizes mais elogiadas da televisão brasileira, agora com sua interpretação de Indira, a mãe de família indiana em conflito com a sogra e a nora, no ar na novela das 8 da Globo,Caminho das Índias. Ela recebeu a repórter Priscila Bessapara responder às perguntas dos leitores enviadas ao site de QUEM e falou, entre outros assuntos, das dificuldades para se tornar reconhecida em seu trabalho: “Televisão não pintava para mim. Na época, isso foi um grande sofrimento”.


1. Como decidiu ser atriz?
Léo Lorenzo, Jumirim (SP)
Minha casa foi uma das primeiras a ter televisão e eu sabia tudo da vida dos artistas. Vivia mais a vida dos artistas do que a da minha cidade (Sorocaba, no interior de São Paulo). Até que um tio meu, que morava na Paraíba, resolveu fazer um longa-metragem lá, Salário da Morte, e foi para São Paulo. Quando chegou para visitar a família era férias de julho, eu tinha 17 anos e fui com ele. Foi a confirmação de uma vocação, eu só queria saber daquilo e nada mais me interessava.

2. Como a maioria das mulheres, você precisou fazer uma escolha e dar uma pausa na carreira quando engravidou. Achou injusto passar por isso?
Érika Gomes, Brasília (DF)
Na verdade, não parei intencionalmente. Eu não tinha trabalho! Era uma atriz de teatro e o Paulo (Betti) começou a fazer TV. Televisão não pintava para mim. Na época, isso foi um grande sofrimento. Mas, hoje, percebo que foi um presentaço, pois pude criar as minhas filhas e pegar a profissão em outra curva, aos 40.

3. Na época de Renascer, você foi convidada para posar nua. Não cogitou a possibilidade?

Alaor Gonçalves, Belém (PA)
Acho que não faz parte do meu mundo. É legal, o convite envaidece, mas fica por aí.

4. Seu talento, carisma e beleza são admirados por todos. Sente o peso de ser um modelo para as mulheres?
Cláudia Pierre, Itaquatins (TO)
Não me sinto como um modelo. Mas os artistas em geral servem de referência. Tenho uma trajetória muito comum, a maioria das mulheres da minha geração chegou aos 40 e percebeu que ainda tinha muita vida pela frente, perceberam que não dava para ficar em casa esperando neto.

5. Foi difícil não ser mais vista como o casal Paulo Betti e Eliane Giardini?
Ana Dacchis, Cabo Frio (RJ)

Não. Isso me incomodava muito, por sinal. Eu queria ser alguém, isso tudo virou um grande conflito. Queria fazer trabalhos, queria visibilidade, não queria ser conhecida como “a mulher do Paulo Betti”.

6. Como se relaciona com seu ex-marido, Paulo Betti?
Terezinha Angeloni, Olinda (PE)

Temos uma grande amizade até hoje, somos sócios, temos filhas, vamos ter netos, é um êxito essa relação da gente. Nós, inclusive, nos separamos porque tínhamos essa noção, de que éramos muito fraternos.

7. Já passou por alguma crise de idade?
Idalina Marques, Farroupilha (RS)

Não, porque aos 40 a minha vida se abriu. Então, foi justamente ao contrário. Lógico que tem dias em que me acho velha, penso que estou acabada. Não tenho uma crise, tenho algumas baixas, tipo: “Ai, que merda, que mediocridade a minha vida”. Mas não é uma constante, porque sou ligada na construção de uma felicidade.

8. Gostaria de saber como você faz para manter esse corpão?
Moisés Santos, Sorriso (MT)

A minha parte mais vaidosa é a de procurar estar bem, mas não só por fora. Faço acupuntura semanalmente, estou voltando para o pilates, cuido da alimentação com uma nutricionista, além de ser super-regrada.

9. Faz muito tempo que você não é vista namorando. A solidão não a assombra?
Rosa Adiglieri, Novo Hamburgo (RS)

Não sinto solidão. Trabalho muito e tenho uma vida familiar intensa. Eventualmente aparece uma pessoa, uns namoricos aqui e ali, mas sou discreta.

10. Em algum momento pensou em desistir de ser atriz?
Débora Francisco, Osasco (SP)

Pensei muito antes dos 40, quando as coisas não rolavam – porque você faz e não acontece nada! Começa a achar que tem alguma coisa errada. Pensava: “Vai ver que eu não sou essa pessoa tão boa que achei que era”. Porém, como eu gostava muito, nunca cogitei abandonar o universo artístico, mas pensei em dirigir ou ter um grupo de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário