domingo, 13 de junho de 2010

Na idade da razão

Eliane Giardini, a Neuta de “América”, conta como se diverte no núcleo country da novela.

Enquanto dá entrevista no confortável apartamento onde mora, com vista da Praia de Ipanema, Zona Sul do Rio, Eliane Giardini presta atenção a tudo. Ao mesmo tempo em que toma o café da manhã, ela fala sobre a trajetória da sua viúva Neuta em “América”. Ao ver as filhas Mariana e Juliana saindo sem comer nada, encarna o típico papel de mãe e mostra-se preocupada. De perto, Eliane é o retrato da mulher brasileira que se modernizou com o passar dos anos. Cuida de casa, de si, dos filhos, trabalha fora e é bem-sucedida no que faz. Talvez por isso tenha tanto carisma junto ao público. A atriz atravessou a fronteira do tempo e fez da maturidade uma aliada de suas conquistas. “Existe o tempo cronológico, mas também o tempo de cada um, de cada coisa. Estou na idade em que tudo é permitido”, avalia Eliane, aos 51 anos.
Ao desfilar sua cobiçadíssima Neuta na tevê, Eliane acabou atraindo os olhares dos editores da Playboy, que a convidaram para posar nua. A atriz declinou da proposta, mas não deixou de sentir-se envaidecida. “O elogio já está feito. Não preciso fazer um ensaio para isso”, justifica Eliane, que ainda encontrou um motivo mais nobre para festejar o convite. “Todas as mulheres que estão na minha idade estão meio incluídas. É a prova de que essa faixa não exclui possibilidades”, teoriza.
Eliane pode estar certa. Afinal, ela própria só começou a despertar a atenção de produtores de elenco, autores, diretores e do público em 1993, quando conseguiu reverter um papel pequeno numa grande atuação na novela “Renascer”, na qual era a Dona Patroa. Na época, dizia para si mesma que, se não conseguisse legitimar seu talento na tevê, sairia de cena. Aos 40 anos, era conhecida apenas como a mulher do ator Paulo Betti - de quem se separou em 1997. “Eu achava que aos 40 já tinha que estar estabelecida. Mas foi um medo infundado”, admite.
Depois disso, a atriz não parou mais de aparecer na telinha. Só com Glória Perez, já são cinco novelas. Fato que a incentivou a topar o papel da viúva mais poderosa de Boiadeiros, fictícia cidade retratada na trama das oito da Globo. “Novela toma dez meses do nosso ano. Com todas as coisas que podem acontecer, a gente quer ter um pouco de segurança”, argumenta. A atriz conheceu Neuta logo depois de “O Clone”, na qual viveu a divertida Nazira. Numa viagem com Glória e Jayme Monjardim a Miami, Eliane teve um breve panorama do papel. “As mulheres da minha família são bem Neutas. Muito donas do pedaço, controladoras, fortes. Muito mais do que os homens”, descreve a atriz, que nasceu em Sorocaba, no seio de uma tradicional “famiglia” italiana.
Se Eliane já conhecia bem o universo da personagem, pouco sabia sobre os rodeios. “Nunca tinha visto um na vida. Mas o interior já estava no meu banco de dados. É bom porque não preciso controlar sotaque, trejeitos”, observa. É com o mesmo jeito franco e firme de Neuta falar, que ela discorre sobre o momento da personagem. E espera para os próximos capítulos cenas importantes com Bruno Gagliasso, que interpreta Júnior, o filho homossexual da fazendeira. “Acho que essa história pode trazer leveza para ela. Não sei como vai reagir ao descobrir que ele é gay, mas de repente isso faça a cabeça dela e passe a ser a glória”, especula a atriz, às gargalhadas.
É justamente por trazer reflexões à tona que Eliane goste tanto da personagem. “Às vezes, uma pessoa tem um problema e se tranca. Ao ver aquilo na novela, percebe que não está sozinho no barco, é quase uma libertação. Para mim a televisão em esse papel”, acredita a atriz, que troca experiências com Bruno so]bre a relação de mãe e filho que vivem na ficção. “Fiquei muito tocada com o talento dele. É interessado, atento e receptivo”, elogia o colega de cena, que também foi seu filho em “A Casa das Sete Mulheres”. A troca não acontece apenas com Bruno. Como participa de um núcleo jovem, Eliane se diverte bastante nas gravações das cenas ao lado de suas sobrinhas “marias breteiras”. “Pode perguntar qual é o estúdio mais animado da novela. Gravar com essa turma é uma delícia”, garante a atriz. E que ninguém duvide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário